Há muito vemos empresas que ainda sonham com que seus colaboradores valorizem a organização, por outro lado, temos colaboradores que esperam ser valorizados. Mas, afinal, quem está certo e quem está errado? O que é valor para a empresa? O que é valor para o colaborador? O que é valor para ambos?

Segundo o psicólogo Gordon Alpport,“valor é uma crença em que o homem se baseia para atuar por referência”. Já para o sociólogo Nildo Viana, “o valor é algo significativo, importante, para um indivíduo ou grupo social”. Se fizermos a junção das frases destes especialistas, podemos concluir que o que é importante, seja para o indivíduo ou para o grupo, está baseado em uma “referência a ser seguida”.

Ingressando novamente no mundo corporativo e em busca das respostas iniciais podemos concluir que o valor para a empresa está intrínseco em sua cultura, ou seja, no decorrer de sua história certamente haverá alguns ajustes, mas a referência principal, os valores iniciais do negócio serão mantidos. O interessante é saber que esses valores – tão defendidos pelos empresários– sãooque acaba despertando e direcionando para a empresa os postulantes às vagas: sejam através de um colaborador, da mídia ou da comunidade em que estão inseridos. Ou seja, a empresa é valorizada pelas ações decorrentes de sua história.

Por outro lado, o valor ou referência esperados pelos colaboradores estão baseados principalmente em suas necessidades básicas; um bom emprego, um bom ambiente de trabalho e por consequência um retorno financeiro. Mais uma vez nos confrontamos com ações que despertam o desejo das pessoasfazerem parte da empresa.

Assim, podemos concluir que uma “estrada de dois sentidos”é um incentivo para a conquista dos valores corporativos, pois convergem interesses diferentes num único propósito,onde a renovação da maneira de fazer as coisas, a atenção e o afeto nos relacionamentos, as atitudes positivas e a celebração das conquistas resultarão no envolvimento e comprometimento dos colaboradorese na certeza de que pertencem e fazem parte de um próposito muito maior, um mundo chamado corporativo.

VIPI! Este é o nosso jeito de SER!

Marcelo Coelho Gerente RH
rh1@vipi.com.br

Write a comment:

*

Your email address will not be published.


*

Copyright © 2016 - Vipi Produtos Odontológicos |   Departamento de Marketing | Login