Home / Blog / Blog do Ari : A história da escova de dentes

Quem diria que até o começo do século 20 não existia um instrumento específico para limpar os dentes?

brushes through the agess  250 x 261 A história da escova de dentesSaiba como os humanos cuidavam da boca antes dessa invenção e como ela evoluiu até ficar como a conhecemos hoje. Escovar os dentes é um habito tão corriqueiro que fica difícil imaginar nossa rotina sem ele. Os especialistas recomendam que a escovação seja feita pelo menos três vezes ao dia, especialmente logo após as refeições.

Mas e quando as escovas não existiam? O que era feito para higienizar os dentes depois de comer? Segundo o Nacional Museum of Dentristy (Museu Nacional de Odontologia), de Baltimore, nos Estados Unidos, os cuidados dos homens com a saúde bucal começaram ainda na pré-história.

“Escavações arqueológicas encontraram lascas de ossos e ossos finos e longos de peixe em área que não eram covas, o que sugere que o homem pré-histórico já tinha uma preocupação em retirar restos de alimentos presos nos dentes”, diz o curador do museu, Scoot Swank.

Arqueólogos descobriram também que pequenos galhos com a ponta desgastada eram usados pelos homens na Babilônia para limpar os dentes e os gregos e romanos usavam um pó abrasivo com o mesmo objetivo.“Eles faziam uma mistura de conchas pulverizadas, pedra pomes e muitas outras coisas para fazer a higienização”, diz Scoot.

Foi somente no inicio do século 20 que dentistas começaram a criar instrumentos que pudessem cumprir essa função. As primeiras tentativas foram feitas com borracha e formatos variados. Em 1935, com o surgimento no náilon, o produto ficou mais durável e passou a ser produzido em escala industrial.  Ao mesmo tempo, a preocupação com a higiene bucal aumentou muito, especialmente depois do surgimento da televisão e do cinema. “Todos queriam ter um sorriso de Hollywood e isso ajudou muito”, diz.  Hoje em dia, quase um século depois, escovas de diferentes tamanhos e formatos – algumas até com motor – estão sempre disponíveis nas prateleiras. É só escolher.

Escreva um comentário:

*

Seu endereço de email não será publicado.


*

Copyright © 2014/2015 - Vipi Produtos Odontológicos |   Departamento de Marketing | Login